Home
A Empresa
Produtos
Materiais
Fale Conosco
 

 Materiais utilizados em nossas peças


Borracha Natural – NR

Seu uso em vedadores é limitado, por Ter pouca resistência aos óleos minerais. É adaptável em vedações de óleo de mamona ou de álcool.Sua aplicação real é em peças sujeitas a choques, a compressão e  a desgaste, como estão sujeitos os amortecedores, os calços e os coxins.

Borracha Nitrílica – NBR

É uma borracha com excelente adesão a metais e a tecidos, que se adapta a qualquer tipo de vedador. É a mais utilizada em nossa atividade, devido à maioria dos sistemas de vedações utilizarem óleos minerais ou derivados de petróleo que são significativamente compatíveis com a borracha nitrílica.

Etileno Propileno – EPDM

Sua utilização em vedadores fica restrita por sua baixa resistência aos óleos minerais, derivados de petróleo e solventes. É adaptável a altas temperaturas e sua melhor aplicação na vedação de vapor ou água.

Neoprene – CR

Apesar de ser mais versátil borracha à disposição da indústria, seu uso é restrito em vedadores, por existirem borrachas com melhor adaptação às exigências desses. Apresenta excelente desempenho quando utilizada em vedações de fluídos refrigerantes ou sujeitas a intempéries ou em sistemas pneumáticos.

Poliuretano – AU

O Poliuretano possui excepcional resistência mecânica ao cisalhamento, à abrasão, à extrusão e aos impactos. É usado com vantagens em sistemas de baixas ou altas pressões, ou em meio ambiente agressivo e compensa eventuais defeitos de tolerância e acabamento de usinagem das peças dos sistema. O Poliuretano com molibdênio é um elastômero de poliuretano com uma dosagem de bissulfeto de molibdênio, que proporciona aos sistemas de vedações uma permanente lubrificação e um baixo coeficiente de atrito. O elastômero apresentado proporciona excelentes resultados quando aplicado em vedações de óleos minerais ou derivados de petróleo, chegando a aumentar a vida útil do vedador de 4 a 8 vezes, quando comparado às vedações convencionais.

Silicone - SI

Em geral, o silicone apresenta baixa resistência mecânica, exigindo, assim, um certo cuidado antes de empregá-lo em sistemas dinâmicos. A melhor característica do silicone é manter suas propriedades em uma faixa de temperatura muito grande, possibilitando o seu uso em vedadores expostos a baixa ou altas temperaturas.

Viton – FPM

A marcante resistência do Viton ao calor e aos ataques químicos, associada a excelentes propriedades mecânicas, fazem com que seus vedadores apresentem desempenho superior a qualquer outro tipo aplicado às mesmas condições de trabalho. É considerado a borracha mais importante na aplicação de vedadores. Entre as poucas exceções às quais o viton não resiste estão os ésteres e a acetona.

PTFE (POLITETRA FLUORETILENO)

O PTFE (POLITETRA FLUORETILENO), material semi-rígido, é um dos poucos termoplasticos utilizados em vedadores, devido ao seu baixo coeficiênte de atrito, à sua quase total insensibilidade ao ataque químico e ao fato de atender a uma grande faixa de temperatura de trabalho.Para que o PTFE (POLITETRA FLUORETILENO) seja adaptável aos vedadores, procura-se suprir sua baixa elasticidade com desenhos de perfis especiais. Adapta-se a jogos de gaxetas e a alguns modelos de retentores. É  aplicado em sistemas a cujos fluidos as borrachas não resistam, em sistemas que não tenham lubrificação.

.