-
Borracha Natural – NR
Seu uso em vedadores é limitado, por ter pouca resistência aos óleos minerais. É adaptável em vedações de óleo de mamona ou de álcool. Sua aplicação real é em peças sujeitas a choques, a compressão e a desgaste, como estão sujeitos os amortecedores, os calços e os coxins.
-
Etileno Propileno – EPDM
Sua utilização em vedadores fica restrita por sua baixa resistência aos óleos minerais, derivados de petróleo e solventes. É adaptável a altas temperaturas e sua melhor aplicação na vedação de vapor ou água.
-
Borracha Nitrílica – NBR
É uma borracha com excelente adesão a metais e a tecidos, que se adapta a qualquer tipo de vedador. É a mais utilizada em nossa atividade, devido à maioria dos sistemas de vedações utilizarem óleos minerais ou derivados de petróleo que são significativamente compatíveis com a borracha nitrílica.
-
Neoprene – CR
Apesar de ser mais versátil borracha à disposição da indústria, seu uso é restrito em vedadores, por existirem borrachas com melhor adaptação às exigências desses. Apresenta excelente desempenho quando utilizada em vedações de fluídos refrigerantes ou sujeitas a intempéries ou em sistemas pneumáticos.
-
Viton – FPM
A marcante resistência do Viton ao calor e aos ataques químicos, associada a excelentes propriedades mecânicas, fazem com que seus vedadores apresentem desempenho superior a qualquer outro tipo aplicado às mesmas condições de trabalho. É considerado a borracha mais importante na aplicação de vedadores. Entre as poucas exceções às quais o viton não resiste estão os ésteres e a acetona.
-
Silicone - SI
Em geral, o silicone apresenta baixa resistência mecânica, exigindo, assim, um certo cuidado antes de empregá-lo em sistemas dinâmicos. A melhor característica do silicone é manter suas propriedades em uma faixa de temperatura muito grande, possibilitando o seu uso em vedadores expostos a baixa ou altas temperaturas.
-
Poliuretano – AU
O Poliuretano possui excepcional resistência mecânica ao cisalhamento, à abrasão, à extrusão e aos impactos. É usado com vantagens em sistemas de baixas ou altas pressões, ou em meio ambiente agressivo e compensa eventuais defeitos de tolerância e acabamento de usinagem das peças dos sistemas. O Poliuretano com molibdênio é um elastômero de poliuretano com uma dosagem de bissulfeto de molibdênio, que proporciona aos sistemas de vedações uma permanente lubrificação e um baixo coeficiente de atrito. O elastômero apresentado proporciona excelentes resultados quando aplicado em vedações de óleos minerais ou derivados de petróleo, chegando a aumentar a vida útil do vedador de 4 a 8 vezes, quando comparado às vedações convencionais.
-
Teflon - PTFE (POLITETRA FLUORETILENO)
O Teflon® (PTFE - POLITETRA FLUORETILENO), material semi-rígido, é um dos poucos termoplásticos utilizados em vedadores, devido ao seu baixo coeficiente de atrito, à sua quase total insensibilidade ao ataque químico e ao fato de atender a uma grande faixa de temperatura de trabalho. Para que o PTFE (POLITETRA FLUORETILENO) seja adaptável aos vedadores, procura-se suprir sua baixa elasticidade com desenhos de perfis especiais. Adapta-se a jogos de gaxetas e a alguns modelos de retentores. É aplicado em sistemas cujos fluidos as borrachas não resistam, em sistemas que não tenham lubrificação.